sábado, 18 de maio de 2013

Aqui é Galo, é Galo, é Galo, é Galo' (Fred Melo Paiva)

Caro leitor, estamos às portas de uma decisão, mas eu não me aguento – preciso fazer um aparte sobre a selecinha.

Felipão repete com Ronaldinho a fórmula que usou com Romário: ao preteri-lo em 2002, cada um dos convocados se sentiu agradecido por estar ocupando uma vaga que poderia ser a do Baixinho mais genial da história. Desse sentimento brotou a Família Scolari, carola e comportadinha. E bilhões de amantes do futebol ficaram privados de ver a última Copa de Romário. Um crime de lesa-pátria, embora muitos tenham se contentado com o título e a x*** que Ronaldo Fenômeno esculpiu na cabeça para o jogo final contra a Alemanha.

Felipão é um técnico medíocre, ultrapassado como todos aqueles cuja virtude exclusiva é ser um incentivador de vestiário. No Palmeiras, trocou Pierre por Daniel Carvalho e realizou um grande desejo ao contratar Ricardo Bueno – embora o sonho mesmo fosse Neto Berola. Uma piada. Levou otime à Segundona e, chutando a meritocracia para o mato, como zagueiro tosco que foi, voltou ao comando da selecinha. É como se você perdesse o emprego por ter falido o Mate Couro e fosse imediatamente alçado à presidência da Coca-Cola. Só aqui mesmo.

Da minha parte não tô nem aí, porque a minha corrente é pra trás: por ser a favor do Brasil (o país, não o time de futebol), jamais torcerei por uma equipe que usa o escudo da CBF. Ainda assim esse é um crime de lesa-pátria: o mesmo profissional limitado que privou o mundo de ver Romário pode agora nos privar de Ronaldinho. Se estivesse em 1970, tirava Pelé. É por isso que conclamo: todos juntos vamos, nessa corrente pra trás!

Fiquei triste pelo Ronaldinho, de que todo atleticano aprendeu a gostar. Mas, atleticanamente falando, eu tinha medo de R10 vestir a camisa da CBF e a coisa desandar logo agora, quando sete jogos nos separam do paraíso (um pelo Mineiro, seis pela Libertadores). É muita inhaca naquela sigla, é muita coisa ruim. Se eu fosse o Bernard e o Réver, levava o crucifixo e o espelho, e só ia treinar com uma réstia de alho pendurada no pescoço.

Mas vamos ao que importa: a Seleção do Povo, que se pegasse essa selecinha ia passar por cima igual o filho do Eike Batista em sua McLaren. Amanhã tem! E como as coisas voltaram ao normal nas Minas Gerais, periga haver novo baile. Eu adoro o Campeonato Mineiro. É aquela hora em que as coisas se resolvem na intimidade do lar. O Cruzeiro, campeão da Libertadores e tudo o mais, me lembra aquele sujeito que manda e desmanda nas coisas da firma – mas ao chegar em casa apanha com o rolo de macarrão.

Pai Dinah garante: Ronaldinho não vai se abater – e se bobear terminará aplaudido pelos simpatizantes, como se fosse o Neymar. O que é a selecinha perto da chance que tem de levantar o primeiro caneco com a camisa do Galo? R10 já está naquele estágio de atleticano que, sem ingresso nem pay per view, fica em casa lendo o jogo minuto a minuto pela internet – o que, para o alcoólatra, corresponde à fase do gim, terminal e alucinógena. Quando R10 morrer, terá deixado pronto o seu epitáfio: “Aqui é Galo, é Galo, é Galo, é Galo”.


4 comentários:

  1. texto sensacional, sensacional, sensacional!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito esse texto Isso aqui é GALO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Genial como sempre! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A Seleção do Felipão que não corresponde a Seleção Brasileira, pois não representa o Brasil, não irá longe, fará mais uma copa das confederações mediocre e se privar o povo brasileiro do Ronaldinho na copa do mundo, terá torcida contra jogando em casa durante o mundial... pois o torcedor não quer ver cabeças de bagre jogando, torcedor paga ingresso para ver show, como a torcida do Galo tem feito. Esperamos que a Seleção Brasileira no mínimo jogue um futebol parecido como o que o Galo joga! sabemos que não é possível com esses jogadores que foram convocados, falta um maestro para reger essa orquestra que até aqui se mostrou totalmente desafinada, fora de ritmo. Sem R10 na Seleção canarinho, vou torcer para Argentinha de Messi, porque lá tem craques!

    ResponderExcluir

Idiomas